A Maravilhosa Casa de Garrafas… de Cerveja!!!

HEINEKEN WOBO: com este nome, digamos, interessante, nasceu uma proposta inusitada – garrafas de cerveja projetadas para erguer paredes! Não sou um entusiasta do improviso em construções; casas feitas com garrafas PET e argila, autoconstruções com sacos de terra – abordagens assim, da permacultura, me parecem ainda incertas quanto à durabilidade e aplicabilidade além de falhar em propiciar a segurança estrutural que só o conhecimento técnico possibilita. Mas ideias como a da HEINEKEN poderiam ser uma solução para esse nicho, corrigindo as lacunas nesse tipo de proposta!

Em 1963, coube ao arquiteto holandês John Habraken projetar a WOBO (World Bottle), garrafa apropriada a servir de matéria-prima para construções populares. Foi a primeira vez que tal utilização foi alvo de produção industrial, um esforço que partiu da compreensão da demanda habitacional pelo próprio Alfred Heineken, após uma viagem ao Caribe (onde percebeu também um grande acúmulo de garrafas).

A garrafa era fabricada em dois tamanhos, de forma a evitar cortes: 500ml (tijolo) e 350ml (meio-tijolo). Apesar de promissora, a ideia não foi levada à frente (embora experimentada em uma construção; ao todo foram produzidas cerca de 100.000 garrafas da WOBO). Uma breve reaproximação com o arquiteto e com o designer Rinus van den Berg em 1975 gerou novas ideias, que hoje encontram-se expostas no museu da Heineken, em Amsterdã.

 

fontes: inhabitat, colorcubic.

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s