O museu Hergé

Na cidade universitária de Louvain-La-Neuve, a sudeste de Bruxelas, localiza-se o museu dedicado a Hergé, o criador de um dos mais inspiradores personagens de HQs: Tintim (qualquer semelhança com personagens aventureiros, como Indiana Jones, por exemplo, não será mera coincidência; artistas renomados como Andy Warhol e Roy Lichtenstein também se inspiraram em sua obra).

 

O arquiteto francês Christian de Portzamparc resgatou a atmosfera dos quadrinhos no prédio, que abriga, além do museu em homenagem ao célebre belga, um ambiente de exibição de vídeos, uma cafeteria, lojas, estúdios, depósitos e área administrativa – o museu Hergé encontra-se em atividade desde 2009.

Concebido como um prisma sobre uma área verde, conectando-se à cidade por uma passarela, a edificação possui aberturas generosas (desenhadas de forma a evocarem o enquadramento típico da nona arte), através das quais as cores chapadas usadas nos quadrinhos escapam, construindo sua identidade visual.

O hall multicolorido recepciona os visitantes e abriga os quatro espaços de exibição, interconectados também por passarelas.

A visitação segue um roteiro que, em direção às obras originais, fecha-se mais à iluminação natural, de forma a preservá-las. O percurso não é linear, sendo melhor compreendido ao ler-se o PDF do projeto do museu.

O museu, que custou cerca de 21 milhões de dólares, é fruto da dedicação da viúva e segunda esposa de Hergé, Fanny Rodwell – a quem todos devemos agradecer pela dedicação.

Fontes: Musée Hergé, Contemporist, EconomistChristian de Portzamparc.

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

2 Responses to O museu Hergé

  1. Mateus says:

    Christian de Portzamparc é natural de Casablanca, Marrocos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s