A Incrível Casa Keret!

Entre dois edifícios na cidade de Varsóvia (capital da Polônia) encontra-se um pequeno espaço que foi compreendido como uma oportunidade pelos arquitetos do escritório Centrala. O potencial de criar algo único nesta área estreita resultou no desenho de uma casa e estúdio artístico cuja largura varia de 122cm a incríveis 72cm, na área mais estreita.

 

A casa será também local de trabalho, um abrigo criado para um destacado escritor israelita, Etgar Keret. Além disso, cumpre a função de estúdio para convidados – jovens criadores e intelectuais de todo o mundo.

A casa possui uma estrutura tridimensional simples de aço revestido por madeira contrachapada, painéis isolantes e espuma de poliestireno, revestida por uma camada de concreto pintado de branco.

A sala de estar é definida por uma escada transformável, aberta a distância através de um controle, permitindo liberar-se o espaço. A instalação hidráulica inspira-se em embarcações, sendo um sistema independente do urbano, e a eletricidade é acessada através de uma edificação vizinha.

Um projeto interessante e desafiador da “ordem” urbana, atualmente está recebendo autorizações legais para construção (com início previsto para setembro) como instalação artística, sob a curadoria de Sarmen Beglarian e Sylwia Szymaniak.

Dica do arquiteto e amigo Eduardo Accioly. Muito obrigado!

fonte: Plataforma Arquitectura

Sigam-me no twitter! @arquitetogeek

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

4 Responses to A Incrível Casa Keret!

  1. julianacaneca says:

    Que bom que vc voltou a postar, Heron! =)
    Mas posso dizer uma coisa sobre essa casa? Sinceramente, eu não ia querer morar num corredor não, ó? Pq vamos ser sinceros: 122cm de largura MÁXIMA é brincadeira… Já basta os apErtamentos que a gente encontra hoje em dia.

    • arquitetogeek says:

      Oi Juliana! Olha… concordo que para nossos padrões é algo terrível, mas percebendo-se que a proposta é de uma intervenção artística, rumo a uma outra apropriação do espaço urbano, percebe-se que a proposta é bem maior que a edificação em si… despertar questionamentos como o seu é, parece, o sucesso real desse projeto. Obrigado pelo comentário, volte sempre!! =D

  2. Celidônio says:

    Achei a ideia incrivelmente criativa, fantástica!!!!!!!!!!!!

    • arquitetogeek says:

      Obrigado, Celidônio! Continue acompanhando o blog, em breve algumas novidades – e divulgue para os amigos! Abração! :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s