A Casa Integral

Conheçam a Casa Integral – construída para o renomado matemático James Stewart em Toronto, no Canadá, o projeto do escritório canadense de arquitetura Shim Sutcliffe é uma joia rara: em equilíbrio com a natureza circundante, evoca sutilmente outra paixão de seu proprietário: a música.

 

O professor de matemática dr. James Stewart, também ex-violinista (foi membro da orquestra sinfônica de Hamilton) ganhou milhões escrevendo livros de cálculo. Ao decidir gastar boa parte de sua fortuna em uma residência, não contratou arquitetos renomados, mas os então relativamente desconhecidos Brigitte Shim e Howard Sutcliffe, do escritório Shim Sutcliffe.

A ser construída em um terreno próximo a um declive íngreme na elegante região de Rosedale, este projeto deveria ser mercada por curvas e ter, como desejo do proprietário, uma sala particular de concertos. Nada além dessas duas recomendações: o professor Stewart deu aos arquitetos total liberdade, sem cronograma nem restrições criativas.

Passada uma década entre a contratação dos arquitetos e a entrega da obra, com mais de 16.000 m² de área construída e a um custo de 24 milhões de dólares, o proprietário teve seus desejos atendidos: marcada por curvas, a casa possui uma sala de concertos com capacidade para 150 pessoas.

Panos de vidro na fachada são alguns dos elementos que abrem esta casa ao meio ambiente circundante, proporcionando uma inserção equilibrada e elegante.

A sobriedade dos traços e a escolha acertada de materiais contribuem para o feliz encontro entre arquitetura e paisagem.

A escada, resultado do trabalho do engenheiro estrutural David Bowick, do artista vidraceiro Mimi Gellman (e, claro, dos arquitetos), foi realizada com degraus de vidro feito artesanalmente, apoiados sobre suportes de bronze e cabos de aço inoxidável.

Sem dúvida um projeto residencial extremamente significativo.

Fonte: the cool hunter.

Siga-me no twitter! @arquitetogeek

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s