A cura verde

O Hospital Pediátrico Meyer, em Florença, Itália, utiliza-se de sua arquitetura no processo de cura de seus pacientes: utilizando-se de elementos ecológicos como telhado verde, bem como da extremamente benéfica iluminação natural, a própria edificação já passa a mensagem: este é um lugar onde a preocupação com a saúde está um passo adiante – e em sintonia com a atualidade.

Projeto do escritório italiano CSPE, o projeto busca trazer conforto às crianças atendidas, num ambiente costumeiramente intimidador. Assim, a reforma do prédio original contou com um espaço planejado para recepcionar os visitantes, um processo dinâmico que inicia-se no prédio original, restaurado; segundo Romano del Nord, da CSPE, “quisemos preservar a memória, ao mesmo tempo reduzindo o impacto estressante típico de um prédio hospitalar”.

Daí os pacientes seguem em um passeio coberto com vista para um belo jardim, num caminho que leva a um átrio coberto por vidro com paineis fotovoltaicos incorporados, o que reduz o impacto do consumo energético da edificação – dosando, também, a luz.

O telhado verde, presente em quase todo o prédio, é pontuado por “chapéus”, aberturas marcadas por cones translúcidos que permitem a entrada canalizada (e racional) de luz natural – um total de 47 “tubos solares”.

Todo o complexo hospitalar foi idealizado em conformidade com as orientações do Programa Energético da União Europeia (vejam uma exemplificação das orientações aqui), resulando numa economia de 62% com gastos relativos a aquecimento, ventilação e ar condicionado (o grupo chamado HVAC, em inglês), além de consumir 80% menos que um hospital convencional. Impressionante!

fonte: inhabitat.

Siga-me no twitter! @arquitetogeek


Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s