O Terminal de Transportes de Hong Kong

“Sob o mesmo teto” – assim chama-se o projeto da Estação de Transposição de Hong Kong, a ser construída em uma ilha artificial no delta do rio Pérola. Resultado de um concurso internacional de ideias, é de autoria de Paul Mui Kui Chen, Benny Lee Chiu Ming e Agnes Hung Oi Kee, e aproveita recursos como a iluminação natural, adequando-se ao meio ambiente e interagindo de forma positiva.

 

A coberta é o elemento principal deste grande projeto que une tecnologia a preocupações de conforto ambiental, adicionando ao partido arquitetônico alguns elementos inovadores.

O empreendimento vem a reboque de um planejamento regional do sistema de transportes, mais especificamente atrelado à criação da ponte que ligará Hong Kong, Zhuhai e Macau – diminuindo dramaticamente o tempo de chegada, disponibilizando um sistema eficiente de comutação de transportes, e criando uma infraestrutura propícia para o desenvolvimento da economia – em termos locais e internacionais – da região.

Um dos novos paradigmas da arquitetura contemporânea é a sinergia entre as edificações e o meio ambiente – quer queira quer não, ela existe, e não a incluir entre os dados iniciais que levam à escolha do partido arquitetônico é uma falta cada vez mais evitada. Assim, aqui a estrutura consiste em um terminal de cargas e passageiros que une linhas de ônibus e rodovias através de uma cobertura multifacetada e translúcida, filtrando a luz natural.

A coberta, definidora do projeto, conta com uma rede de tubos de algas, cuja função é gerar oxigênio para o complexo e atuar conjuntamente com o jardim do átrio central (área de permanência e reunião) para criar um microclima mais agradável. Os paineis responsáveis pelo sombreamento são móveis e controlados por termostatos, de forma a, gradativamente alterando a ventilação, manter a sensação térmica interna estável ao longo do dia. Além disso, o próprio fato de ser vazada permite o fluxo de exaustão natural.

fontes: inhabitat, archdaily, site da competição.

 

Siga-me no twitter! @arquitetogeek

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s