Telhado verde na Universidade

O portal Ciência Hoje traz uma interessante matéria: a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) lançou o projeto Uso Sustentável de Energia (USE), que envolverá campanha de conscientização, capacitação de técnicos e professores das unidades acadêmicas, além do estudo da adoção de telhados verdes no campus.

Mas como aliar o verde às construções? A coberta é uma opção – bastante utilizada atualmente – embora já se comece a pensar em outras alternativas (acima: imagem do projeto de uma torre de apartamentos de 54 andares em Nova York, de autoria do arquiteto Daniel Libeskind). De fato, com a deficiência de áreas verdes públicas nas grandes cidades, surge a demanda por opções privadas – encorajada pelo poder público, uma vez que traz vários benefícios à cidade como um todo (na foto abaixo observa-se a cobertura verde da prefeitura de Chicago).

Telhados verdes duram mais que os convencionais (o dobro de tempo), reduzem custos relacionados ao isolamento térmico, são locais de lazer contemplativo, servindo também a animais de estimação, e absorvem as águas pluviais, diminuindo os gastos com sistemas complexos de drenagem. Além disso, diminuem o calor absorvido e armazenado na cidade como um todo (efeito ilha de calor urbano).

Os sistemas de telhados verdes permitem abrigar gramíneas, arbustos e mesmo árvores, a depender do resultado objetivado (a prefeitura de Chicago, por exemplo, abriga as três categorias). Embora requeira um gasto inicial maior, esta opção de coberta traz vários benefícios financeiros, como a diminuição de consumo de energia em locais/épocas de maior calor – um estudo canadense estima esta redução em cerca de 75%.

fontes: cienciahojeonline, howstuffworks, green-roofing, greenroofsPUCRS informação.

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s