arquitetura algorítmica

A arquitetura algorítmica utiliza computação para gerar formas aperiódicas e, pretende-se, mais próximas ao natural – o que tem se mostrado uma alternativa revolucionária à regularidade extremamente cristalizada do moderno.

 

Ter a coragem de ingressar nos domínios da desordem natural, levando m consideração, no processo criativo, sua imprevisibilidade, parece ser uma decisão contemporânea na arquitetura. De forma a superar os freios impostos por ideologias passadas, pesquisas são realizadas e o computador passa a ter um papel mais proeminente no processo – não se resumindo a mera ferramenta, alcança resultados surpreendentes.

Levando em consideração o processo de evolução tecnológica em curso, o site OObject organizou uma galeria conceitual com alguns exemplos de estruturas geradas por algoritmos – com potencial arquitetônico.

Arquitetura algorítmica consiste, portanto, em utilizar programas de computador para gerar espaço e forma a partir de predeterminações lógicas tais como unidades de moradia, tipologias arquitetônicas – enfim, uma linguagem de base.

O que pode parecer apenas estranho aos olhares menos atentos, revela-se familiar àqueles que acompanham a arquitetura e o design contemporâneo. Não raramente, uma vez que conceitos como o de biomimética estão cada vez mais presentes nos discursos arquitetônicos, formas assim geradas são mais e mais empregadas mundo afora.

Confrontar os resultados randômicos desta técnica de criação pode ser perturbador aos mais conservadores, mas o fato é que ela se encontra cada vez mais presente na prática profissional atual, sendo ainda uma manifestação consequente da evolução do pensamento filosófico e científico contemporâneo, cada vez mais balisado pela complexidade (e não pelo paradigma da pluralidade).

NOTA: muitas das figuras deste post foram retiradas do livro Algorithmic Architecture, de Kostas Terzidis (algumas delas exercícios de alunos de Harvard), que aborda diversos aspectos deste assunto em profundidade.

Interessados? Que tal então adquirir o livro ou seu ebook?

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

2 Responses to arquitetura algorítmica

  1. Lu says:

    Bacana esse blog, muitas dicas boas. Gostei principalmente do curso de sketch up em video aulas, adoro aprender por esses videos! Bom, convido você também a visitar meu blog, ele tem um estilo bem mais mulherzinha mas costumo abordar assuntos de arquitetura com frequencia e além disso é sempre bom ver coisas diferentes, não é?
    Beijos

  2. arquitetogeek says:

    Obrigado pelos elogios, é muito estimulante perceber que se está contribuindo – é esse o objetivo do arquitetogeek, enfim. Ah e muito legal seu blog, Lu – parabéns! Sou fã de HQ, o que me fez (claro que não só isso) adorar o projeto do museu Hergé.

    Beijos e volte sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s