Arquitetura chinesa contemporânea

Alguns exemplos de como arquitetos chineses incorporam novos materiais, conceitos e apropriação do espaço, sempre procurando ir além dos limites criativos e construtivos atuais – nada mais contemporâneo

 

O Museu Erdos

20081202 1_for web

Atualmente em construção, o museu (de autoria do escritório MAD Ltd)localiza-se no centro da nova cidade de Erdos. Devido ao crescimento econômico, o governo local decidiu construir uma nova cidade a dezenas de quilômetros da atual, onde, até recentemente, não havia nada além do deserto de Gobi.

Erodos Museum_site plan_440O prédio é um marco contra o tecido urbano insípido projeto pelo governo: toma uma forma orgânica, irregular, revestido por persianas de metal polido que refletem e fragmentam o entorno planejado – sob a casca estará encerrado um cenário absolutamente diferente dessa realidade urbana.

MGVV (1)

O interior divide-se em diversos halls de exposição, definidos por paredes contínuas e curvilíneas, tudo aberto ao espaço público que atravessa o museu.

Erdos Museum_interior03

O ambiente receberá iluminação natural, que será canalizada pela edificação pelas paredes; as persianas, por sua vez, possibilitam ventilação natural – tudo para criar um abrigo tranquilo, claro e fluido, em oposição à cidade.

Centro de Convenções de Taichung

Taichung_01_night_1

A concepção é a de um trançado contínuo entre arquitetura e paisagem, de forma a derrubar as barreiras conceituais entre esses dois termos – e espaços públicos, também: uma proposta baseada na concepção naturalista oriental.

Taichung_06_1_masterplan

Devido a sua escala grandiosa, pretende-se que o projeto (ainda em desenvolvimento pela equipe da MAD Ltd) não seja compreendido em suas partes de forma segmentada, mas que seja percebido como um todo, uma forma coletiva.

this

A superfície das “montanhas” criadas é um sistema de envoltório contínuo de alta tecnologia e não agressivo ao meio ambiente. Este sistema, semelhante a um bordado, permite ventilação e iluminação naturais, reduzindo o consumo energético da edificação.

Taichung_structure&shellTaichung_07_section1Os pátios abertos que conectam cada “montanha” são integrados em uma sequência de espaços que remetem às amplitudes da natureza. Um projeto que se baseia não apenas em tecnologia, mas em conceitos culturais e estéticos orientais.

Taichung_04_interior_1

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

One Response to Arquitetura chinesa contemporânea

  1. dario says:

    simplesmente espetacular, a arte expressa naturalmente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s