A Eco-cidade Alemã

Antes lugar de uma famosa fábrica de pentes (e de um estaleiro no final do século XIX), este emblemático porto será revitalizado através da construção da ECO CITY HAMBURG (em Hamburgo, a “Veneza alemã”), uma cidade ecológica que visa ser um dos poucos projetos a obter as três maiores certificações em green building no mundo.

ecocity01

As empresas internacionais de design tec architecture e de engenharia ARUP uniram-se neste projeto futurístico e sustentável com vistas a formar uma comunidade produtiva e cooperativa, respeitando o meio ambiente. Essa iniciativa revela-se bastante interessante e é um importante passo rumo a um futuro ecologicamente responsável.

ecocity02

O projeto ECO CITY HAMBURG é um dos poucos projetos no mundo criado de forma a obter uma certificação global dos três maiores sistemas em certificação em green building no planeta: o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), da USGBC, o Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM), e o programa German Sustainable Building Council (DGNB).

ecocity03

Utilizando-se de materiais e técnicas de design não agressivos ao meio ambiente, bem como de fachadas eficientes, foi possível reduzir o consumo energético da comunidade em 30%. Iniciando com a utilização de prédios existentes e reutilização de materiais (para fins diversos), o empreendimento usará ainda energia eólica para prover cerca de 10% de sua demanda total (um nível jamais obtido até agora), bem como água aquecida pelo sol e captação de energia solar. A maioria dos prédios terá coberturas verdes, de forma a diminuir o impacto das chuvas sobre as edificações e, ainda, diminuindo o aquecimento do microclima, efeito de qualquer projeto dessa escala.

ecocity04

ECO CITY HAMBURG representa um dos primeiros complexos industriais/criativos: composto por 10 grandes estruturas, oferece uma variedade de diferentes espaços para usos diversos, unindo a grande indústria e iniciativas criativas nessa nova comunidade, cujos espaços vão desde grandes galpões a instalações de produção.

ecocity05

O projeto já iniciou sua segunda fase, que consistirá em erguer a primeira das duas torres, que conterá um hotel de luxo, restaurante, e um centro comercial, atraindo pessoas e tornando-se referência.  Também se iniciará a construção de um prédio de escritórios de 5 andares, cuja conclusão está prevista para o segundo trimestre de 2010.

fontes: archicentral, tecarchitecture, inhabitat e worldarchitecturenews.

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

One Response to A Eco-cidade Alemã

  1. thahy says:

    quantos projetos interessantes!

    quando será que essa consciencia ambiental chegará ao brasil?…

    parabéns pelo blog, visitarei sempre :}

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s