biomimética e arquitetura [1]

Dando início a uma pequena série de artigos sobre esse assunto revolucionário e atual, apresentamos um exemplo da presença nascente da biomimética na arquitetura. Juntamente com o advento da tecnologia baseada em nanotubos de carbono, esse conceito promete mudar tudo o que conhecemos sobre a maneira de viver no ambiente construído.

 

ivy-1

Esse projeto singular destaca-se por não estando simplesmente anexado à arquitetura: os minúsculos paineis solares mimetizam hera (recebendo, assim, o epíteto “hera solar”), trazendo vida às formas de captação de energia já conhecidas.

ivy-5

O projeto GROW (ainda um protótipo) é uma variante de captação de energia solar e eólica utilizado como revestimento de edificações. Originalmente um projeto de graduação em Design Industrial de Samuel Cabot Cochran, no Instituto Pratt, participou da Exibição Design e a Mente Elástica, no MoMa de Nova York, e baseia-se em um sistema modular de tijolos.

ivy-4

Cada tijolo agrega 5 pequenos paineis solares e um gerador piezoelétrico na base, que utiliza o movimento causado pelo vento para armazenar energia.

ivy-3

O caráter modular do sistema o torna adaptável a todo tipo de edificação, além de ser facilmente substituível, facilitando a manutenção: cada “folha” pode ser removida individualmente para reparos ou troca – sem que se interrompa o funcionamento do sistema como um todo.

ivy-2

Para mais informações acerca de aplicações, lançamento no mercado e contato com os idealizadores, basta acessar aqui, no site da empresa SMIT, responsável pelo projeto.


Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

2 Responses to biomimética e arquitetura [1]

  1. José Ribamar dos Santos Ferreira says:

    Ficaria muito contente se me enviasse alguma coisa nova da wordpress arquitetogeek. Gosto particulamente do assunto da BIOMIMÉTICA. Estou estudado no momento as fibras da bananeira e suas casas de caule como possivel na construção civil e suas levesa no desenvolvimento de assa para avião comercial e militar. É um lindo desenho para ser estudado na Biomimética. Obrigado, Ribamar.

    • arquitetogeek says:

      Olá Ribamar!

      É gratificante ver mais e mais pessoas interessadas por novas tecnologias e pela biomimética. Sempre que possível novos posts sobre esse assunto aparecerão aqui pelo arquiteto geek. Infelizmente não há nenhum conteúdo além do aqui já mostrado disponível, mas novidades serão trazidas tão cedo quanto possível, portanto continue acompanhando o site!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s