arquitetura e nanotecnologia

NANOTUBOS EM ARQUITETURA

Quando a revista Architectural Record começa a escrever sobre nanotubos de carbono, você sabe que a nanotecnologia está começando a entrar no inconsciente coletivo dos arquitetos. Em um artigo recente, intitulado Innovation 2009: John Hart talks Carbon Nanotubes, Sebastian Howard faz um breve apanhado sobre nanotubos de carbono e conclui que “por ora, parece que os arquitetos terão que esperar até que a nanotecnologia torne-se mais viável”.

 

Nanotubes

A firma Decker Yeadon, em Nova York, mostra que talvez os arquitetos não tenham que esperar muito. “Custanto por volta de US$110/grama, os nanotubos de carbono ainda são bastante caros para que um pequeno escritório os experimente”, explica Peter Yeadon. “Talvez sejamos os primeiros arquitetos a trabalhar diretamente com nanotubos, a criar nossos próprios nanocomponentes, mas à medida que os custos diminuírem outros também o farão”.

Mas e quanto a sua viabilidade no ambiente construído? “Bem, nanomateriais já estão presentes em vários produtos ao consumidor e da construção civil”, diz Yeadon, mas eles tornam-se mais viáveis, mais realizáveis, quando podem ser utilizados de formas que outras tecnologias não alcancem. Suas propriedades singulares são sua real vantagem, ao oferecer novas capacidades que, de outra forma, poderiam ser inalcançáveis através de materiais convencionais”.

A firma ainda não revela muito acerca de um “músculo artificial” que está desenvolvendo para edificações. O material composto usa nanotubos de carbono como minúsculos filmes de eletrodos que podem levar eletricidade a locais específicos no material, enquanto permitem que a substância se curve e mude dramaticamente sua forma. Isso seria difícil de se alcançar com materiais condutivos convencionais. A imagem abaixo mostra um teste com vários eletrodos de delgados filmes de nanotubos, que a Decker Yeadon depositou em um substrato flexível e transparente.

film

Este é um clipping integralmente retirado do site nanoarchitecture. Nenhuma intenção de violarem-se direitos autorais, apenas propagar conhecimento.

Anúncios

Sobre arquitetoGEEK
Só um cara inquieto por novas tecnologias e pesquisas relacionadas a arquitetura e engenharia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s